Workshop-estudantes Alpes

Atividades

uma organização da Escola Superior de Arte de Aix-en-Provence, Laboratorio Locus Sonus Vitae e com a colaboração do CAIRN Centro de Arte de Digne-les-Bains

Workshop com estudantes franceses (Escola Superior de Arte de Aix-en-Provence), portugueses (Instituto Politécnico de Lisboa) e espanhóis (Universidade de Cáceres) com vista a investigar os seres vivos e ambientes associados nos Alpes franceses. Esta Ação aconteceu em dois momentos, permitindo aos alunos desenvolver algum trabalho entre eles: uma semana em abril 2023 e uma segunda semana em novembro 2023 na aldeia de Auzet. Esta povoação, que nos últimos 30 anos tem vindo a ser sujeita a um processo de desenvolvimento centrado na reabilitação da agricultura de montanha e salvaguarda dos recursos naturais, serviu de objecto de estudo a alunos e professores, os quais tiveram a oportunidade de conhecer e questionar habitantes e agentes locais de desenvolvimento. A segunda sessão do workshop decorreu em associação com o laboratório Locus Sonus Vitae, o que permitiu a colocação de um micro Locus Stream, integrando o programa “Investigação pela Escuta” (entrevistas e registo em tempo real aqui). Inspirados pelos contactos efetuados e experiências vividas, os trabalhos dos alunos poderão vir a integrar futuros eventos PES_CE.

Este workshop tem como objetivo explorar o território dos Alpes de Haute Provence e a vida diária de seus habitantes e seu modo de vida nas montanhas. Relações com as comunidades locais, pastores, agricultores, trabalhadores, artesãos e habitantes móveis, visitas a vários locais, experiências com todos os sentidos… tudo é trabalhado em harmonia com o ambiente. Uma atenção especial é dada às noções aparentemente contraditórias de local versus global, rural versus urbano, e também aos deslocamentos no território. Do vivo ao geológico, da jardinagem à natureza selvagem, do lar ao pasto, pastores e outros residentes guião os nossos passos. Ligações com a cidade e o turismo, assim como qualquer outra interação, são consideradas material artístico. Há um encontro com artistas explorando o pastoreio e a transumância – Draille and Beyond the Country – Till Roeskens e Elsa Noyons. Visitas à Maison Musée Alexandra David-Neel, ao CAIRN (Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre a Natureza) e ao Museu Gassendi (obras de A. Goldsworthy, R. Nonas, Paul-Armand Gette, herman de vries, entre outros).

Professores: Carlos Casteleira (ESAAIX, LSV, fotografia), Peter Sinclair (ESAAIX, LSV, som) e Cédric Parizot (IREMAM, CNRS, AMU, antropologia).

Convidados.E.S: Françoise Putz (associação La Vallée du Bès), Roger Isoard (ex-prefeito de Auzet e naturalista), Michel Simon (história), Jean Luc Bourel (paisagem sonora – Fontaine de l’Ours, Música e Meio Ambiente), Charle Garcin (CAIRN – Centro de Arte de Digne), Gabriel Carnévalé (toponímia) e Sylvie e Yannick (bar de Auzet).

Os resultados deste workshop serão mostrados durante a segunda edição da Campagne Première (arte e ruralidade) em setembro de 2024 em Arles.