Pedras – selvagem & doméstico

Agenda

Erik Samakh

23 Julho a 10 Agosto 2024
Cunqueiros, Castelo Branco (Pt)

Organização:
Rede das Aldeias do Xisto (Pt)
Associação Cultural de Cunqueiros (Pt)
Escola Superior de Aix en Provence (Fr)

Os muros de pedra seca são a marca humana mais antiga, mais presente, mais evidente, no território PES. A sua reconstrução é um sinal de interesse local pelo território, de presença. Nos dias de hoje, contudo, estes muros existem por vezes em territórios mais frequentados por seres silvestres que por seres humanos. Esta Residência pretende explorar esta co-existência na aldeia de Cunqueiros, Castelo Branco. Será uma residência de Erik Samakh com os habitantes locais e um pedreiro tradicional.

Erik Samakh é um artista contemporâneo, formador em escolas superiores de arte em França. A sua obra, reconhecida internacionalmente desde os anos 1980, combina as novas tecnologias com elementos naturais. É um diálogo constante entre o homem e a natureza, onde o espaço antes dedicado ao poder das imagens se torna um lugar de escuta. Elementos tecnológicos (sementes de luz, flautas solares, etc) são usados ​​para chamar a atenção sobre parques naturais ou reservas geológicas (Parque Natural Regional de Lorraine, Gorges du Riou, Floresta da Tijuca – Brasil, Centro Internacional de Arte e da Paisagem de Vassivière, etc.)

O trabalho final de Erik Samakh poderá ser visto no Museu Vostell-Malpartida, Espanha, 21-23 Março de 2025. Já a 21 de Julho de 2024 será possível conhecer o artista, e ouvi-lo falar das suas expectactivas para esta Residência, no Seminário sobre Arte & Turismo Sustentável que terá lugar na Fábrica da Criatividade, Castelo Branco.

+ info