Pirilampos

Residências

Erik Samakh

2017

Serra do Açor, Serra da Estrela, Serra das Mesas

2023

Serra da Gardunha

 

Organização:

PES, Câmara do Fundão, Câmara do Sabugal, Caminheiros da Gardunha

A intervenção de Erik Samakh nas serras envolvidas nesta primeira fase (Açor, Estrela, Gardunha, Malcata/Mesas), consistiu na instalação de luzes em lugares emblemáticos que pudessem, no seu conjunto, simbolizar a Rota. Como ponto extra surge o Pirilampo da Escola Profissional Agrícola da Lageosa. Este ponto assinala o desejo de futuras ações como workshops a realizar em parceria com o programa pedagógico da escola. Estas pequenas luzes LED, alimentadas por energia solar, foram concebidas por Erik Samakh para imitar o pulsar de pirilampos durante a noite, criando lugares poéticos e proporcionando aos turistas e visitantes uma experiência de integração com o meio envolvente. A obra inclui uma narrativa criada pelo próprio artista.
Os pirilampos são visíveis ao cair da noite. Protocolos de visitas e de sensibilização à arte contemporânea serão acionados com a colaboração de grupos de caminheiros, escolas e outras entidades ligadas a natureza e ao turismo. Passo a passo, vai-se revelando a rota: pioneiras, as pequenas luzes iluminam o PES. Um pontilhado luminoso, indício e rasto, memórias de futuros reencontros com os homens que constroem as paisagens.
A intervenção do artista foi acompanhada por uma assistência técnica local. As várias fases da obra ficaram registada em fotografia e vídeo. São estes registos, realizados por Carlos Casteleira, que foram exibidos numa cenografia expositiva no Espaço Pontes, no Fundão e posteriormente no Museu do Sabugal. As obras fotográficas de outros artistas convidados serão articuladas em exposições futuras com a temática da interação dos humanos com os espaços de montanha.

Europa Criativa Media

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.