Erik Samakh
2017
Serra do Açor, Serra da Estrela, Serra das Mesas
2023
Serra da Gardunha
Organização:
PES, Câmara do Fundão, Câmara do Sabugal, Caminheiros da Gardunha
A intervenção de Erik Samakh nas serras envolvidas nesta primeira fase (Açor, Estrela, Gardunha, Malcata/Mesas), consistiu na instalação de luzes em lugares emblemáticos que pudessem, no seu conjunto, simbolizar a Rota. Como ponto extra surge o Pirilampo da Escola Profissional Agrícola da Lageosa. Este ponto assinala o desejo de futuras ações como workshops a realizar em parceria com o programa pedagógico da escola. Estas pequenas luzes LED, alimentadas por energia solar, foram concebidas por Erik Samakh para imitar o pulsar de pirilampos durante a noite, criando lugares poéticos e proporcionando aos turistas e visitantes uma experiência de integração com o meio envolvente. A obra inclui uma narrativa criada pelo próprio artista.
Os pirilampos são visíveis ao cair da noite. Protocolos de visitas e de sensibilização à arte contemporânea serão acionados com a colaboração de grupos de caminheiros, escolas e outras entidades ligadas a natureza e ao turismo. Passo a passo, vai-se revelando a rota: pioneiras, as pequenas luzes iluminam o PES. Um pontilhado luminoso, indício e rasto, memórias de futuros reencontros com os homens que constroem as paisagens.
A intervenção do artista foi acompanhada por uma assistência técnica local. As várias fases da obra ficaram registada em fotografia e vídeo. São estes registos, realizados por Carlos Casteleira, que foram exibidos numa cenografia expositiva no Espaço Pontes, no Fundão e posteriormente no Museu do Sabugal. As obras fotográficas de outros artistas convidados serão articuladas em exposições futuras com a temática da interação dos humanos com os espaços de montanha.