Tarde fria

Residências

Esta instalação de Laetita Morais propõe a visualização simultânea de contraditórias qualidades territoriais da região entre o Cabeço do Pião e a Barroca do Zêzere. Relatos documentais ou devaneios urgem questionar os efeitos da exploração mineira na paisagem e na vivência dos seus habitantes.
Os minerais recolhidos do subterrâneo e expostos à luz, na forma de colinas invertidas – as chamadas lavrarias ou escombreiras – impõem-se numa paisagem, onde resta muito pouco de pristino.
Esperança Antunes e o seu companheiro José Catarino percorrem, duas vezes ao dia, o ténue caminho que separa o rio Zêzere das lavrarias de minério. Ao longo desse caminho – dizem eles – ou se canta, ou se chora, ou se remete ao silêncio. Contudo, nada é autoevidente – as imagens movem-se na relação intrínseca entre efeito-afeto e é precisamente pela indeterminação que esta obra se apresenta.
Recorde-se a definição de «terceira zona» de Michel Serres, onde nem o Sol nem a Terra são o centro. Ele refere que o centro real de uma órbita se situa entre a esfera brilhante e o ponto sombrio (1).
Deslocar matéria do centro da terra para o seu exterior parece igualmente influir a trajetória do que o circunda: Esperança declara o seu intento, a cobra canta e o rio morre.

Os registos vídeo e áudio foram produzidos por Laetita Morais em Agosto 2019, com o apoio das Aldeias de Xisto. Relatos documentais ou devaneios urgem questionar os efeitos da exploração mineira na paisagem e na vivência dos seus habitantes. Os minerais recolhidos do subterrâneo e expostos à luz, na forma de colinas invertidas as chamadas lavrarias ou escombreiras – impõem-se numa paisagem onde sobra muito pouco de pristino.

https://laetitiamorais.com
Europa Criativa Media

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.