Apresentação

PES_CE
Projeto Entre Serras, uma rede de arte contemporânea em áreas de montanha

O Projeto Entre Serras_Creative Europe (PES_CE) é financiado pela União Europeia e acolhe diversas residências artísticas, workshops e encontros no âmbito do Europa Criativa. Sob o tema “viver e mover-se”, com parceiros de Portugal, Espanha e França, o PES_CE é um inquérito à relação entre o olhar e a experiencia da paisagem.

Entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026, o Projeto Entre Serras_Creative Europe (PES_CE) sediará residências, oficinas artísticas e seminários no âmbito do Programa Europa Criativa, revelando o potencial das áreas rurais como um laboratório vivo, territórios abertos à experimentação. As forças motrizes das ações artísticas do PES_CE são uma busca para fundir o que vemos como natureza e o que vemos como comunidades, questionando a paisagem, a fronteira entre urbano e rural. Sob o tema geral “viver e mover-se nos territórios de montanha”, o PES_CE reúne parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre “ver” e “experimentar” a paisagem.

Mover-se pelo mundo de forma errática é a maneira mais primitiva de explorar o território. Durante o período do Neolítico, com a domesticação de plantas (agricultura) e animais (pastoreio) geraram-se dois tipos distintos de espaço: o sedentário ou doméstico e o nómada ou selvagem. Desde os anos 1970, artistas como Richard Long, Hamish Fulton e Alberto Carneiro transformaram a caminhada e a descoberta do território na sua prática artística. A ideia de caminhar como uma forma estética, uma maneira de sentir, já tinha sido sugerida no século anterior por Henry David Thoreau, numa compreensão tripla do ato de caminhar pela paisagem (ação), do caminho/linha que atravessa o espaço (objeto) e da relação estabelecida com o espaço (a experiência, uma narrativa). O PES_CE adiciona aqui um interesse particular na separação entre urbano e rural, atenuada pela tecnologia e mobilidade de hoje. O seu programa baseia-se na experiência artística in situ, no cruzamento da teoria, história e práticas sensíveis. O PES_CE questiona a necessidade de reabilitação do mundo sensível e a separação desastrosa entre Natureza e Cultura que testemunhamos nos últimos séculos.

Europa Creativa é o programa da União Europeia para apoiar os setores criativos e culturais e tem dois objetivos principais: salvaguardar, desenvolver e promover o patrimônio cultural e linguístico da Europa e aumentar a competitividade e o potencial económico dos setores culturais e criativos. Até 2027, o programa investe em ações e iniciativas para fortalecer a diversidade cultural e abordar as necessidades e desafios dos setores culturais e criativos, com o objetivo de contribuir para sua recuperação, ao mesmo tempo que os capacita a intensificar seus esforços para se tornarem mais digitais, mais verdes, mais resilientes e mais inclusivos.

Resultados esperados:
(1) retratos criativos do território para sensibilização sobre questões ambientais (2) mobilidade e co-criação de artistas europeus (3) exposições em três países europeus (4) comunidades locais introduzidas à arte contemporânea e práticas sensoriais (5) intercâmbio internacional e treinamento de produtores culturais (6) introdução da arte contemporânea na agenda de organizações locais (7) seminários sobre arte nas montanhas europeias (8) mapeamento digital de arte nas montanhas europeias (9) rede de arte para montanhas europeias (10) livro e edição especial da revista de arte Mésozoaires.

A proposta envolve 3 países, 8 parceiros, mais de 20 artistas, mais de 20 produtores culturais, mais de 50 participantes diretos da comunidade. Além disso, um número desconhecido de: usuários das plataformas digitais, visitantes das exposições, leitores do livro/revista.

Projeto financiado pela União Europeia
Subprograma: Cultura (Europa Criativa)
Ação: Projetos de Cooperação
Data de Início: 1 de fevereiro de 2023
Data de Término: 31 de janeiro de 2026

Coordenador do Projeto
INSTITUTO POLITECNICO DE LISBOA (PT)

Parceiros
ADXTUR AGÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DAS ALDEIAS DO XISTO (PT)
ASSOCIAÇÃO GEOPARK ESTRELA (PT)
AYUNTAMIENTO DE MALPARTIDA DE CACERES (ES)
COMMUNE DE DIGNE LES BAINS (FR)
CONSORCIO MUSEO VOSTELL MALPARTIDA (ES)
ECOLE SUPERIEURE D’ART FELIX CICCOLINI (FR)
MUNICÍPIO DE CASTELO BRANCO (PT)